Vitória dos frentistas de Campina Grande e Região! O Sindicato dos Frentistas do Compartimento da Borborema-Paraíba conseguiu arrancar um aumento salarial de 4,7%, acima da inflação, que segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ficou em 2,4% nos 12 meses anteriores à data-base da categoria.
O aumento vale em 78 cidades da região, é linear sobre todas as cláusulas econômicas e virá na folha de pagamento de setembro, retroativo ao mês de julho. No caso dos funcionários do Aeroporto de Campina Grande e das distribuidoras locais de lubrificantes, o reajuste também vai incidir sobre a cesta básica e o tíquete refeição. Os trabalhadores também mantiveram o pagamento de um vale-gás, correspondente ao valor do botijão de 13kg na data do pagamento, bem como todas as cláusulas sociais antes vigentes.
“Foi uma negociação dura. Primeiro por conta da pandemia, que levou à demissão de quase 40% dos frentistas da região. Depois pela falta de acordo entre trabalhadores e patrões em João Pessoa. Geralmente eles fecham antes, em março, e a convenção da capital serve de referência para nossas negociações. Mesmo assim, conseguimos conquistar aumento acima da inflação. Também acordamos que os funcionários antigos demitidos terão prioridade de re-contratação, o que já começou a acontecer. Dentro do quadro difícil que vivemos, foi o melhor acordo possível”, conta o presidente do Sindicato, Evanilton Almeida, que é também presidente da Força Sindical na Paraíba.
(Na imagem, o presidente do Sindicato dos Frentistas do Compartimento da Borborema-Paraíba, Evanilton Almeida, à direita, e o presidente do sindicato patronal, Bruno Agra, na assinatura da convenção coletiva.)