Em continuidade ao processo eleitoral Fenepospetro 2020, foi publicada na última quarta-feira (7/10) o registro da Chapa Única inscrita para disputar as eleições de diretoria, que serão realizadas, digitalmente, em 26 de novembro. Com o registro, fica aberto o prazo regimental de cinco dias úteis para eventuais pedidos de impugnação.
“É uma chapa que busca manter a unidade, a participação dos sindicatos de todo o país e também o equilíbrio entre os representantes das diferentes regiões brasileiras. A maior parte da atual diretoria se mantém, mas fizemos alguns ajustes pontuais importantes, para facilitar a fusão da Fepospetro, que hoje reúne os sindicatos de São Paulo, com a Fenepospetro, mais ampla, que representa os sindicatos de todo o Brasil”, comentou o presidente da Fenepospetro e do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), Eusébio Pinto Neto.
“Foi basicamente mantida a mesma composição dos 76 cargos, que comportam 72 dirigentes, entre membros da Direção-Executiva, diretores efetivos, conselheiros fiscais, delegados na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) e suplentes. Fizemos praticamente apenas a substituição dos companheiros que, infelizmente, faleceram ou saíram da categoria durante a atual gestão”, explicou o secretário-geral em exercício da Fenepospetro e presidente do Sindicato dos Frentistas do Espírito Santo (Sinpospetro-ES), Wellington Bezerra.
Sobre a fusão – Aprovado na II Plenária Digital conjunta da Fenepospetro e da Fepospetro, o processo de fusão das duas entidades terá início logo após as próximas eleições de diretoria da Federação nacional. Um grupo de trabalho com representantes de frentistas das cinco regiões brasileiras será formado para tratar de todos os detalhes envolvidos na unificação. Concluído o processo, será convocado um congresso nacional da categoria para a realização de novas eleições de diretoria e a criação de um novo estatuto.