O presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Eusébio Luís Pinto Neto, esteve essa semana na região de Montes Claros, ao norte de Minas Gerais, para intensificar as mobilizações da campanha salarial 2021.
Aprovada em Assembleia pela categoria, a pauta de reivindicações inclui o aumento dos salários com ganho real de 3% acima da inflação, além de reajuste do vale-alimentação para R$ 25. Cobra ainda pagamento de auxílio-creche para quem tem filhos de até seis anos de idade e várias outras garantias para todos os funcionários de postos de abastecimento, lojas de conveniência, trocas de óleo e lava-rápidos de Minas Gerais.
“As conquistas serão do tamanho da participação da categoria. Já tivemos duas reuniões e as negociações estão bem adiantadas. Mas para que tenhamos um resultado favorável para os trabalhadores, os frentistas precisam aumentar a pressão, demonstrar a sua insatisfação com os atuais salários e condições de trabalho. Patrão só abre a mão, na base da pressão”, destaca o presidente Eusébio, que acrescenta que a próxima rodada de negociações será realizada no dia 9 de fevereiro.
O reforço na mobilização dos frentistas é feito pelo representante da Fenepospetro em Montes Claros, Danilo Fredson (nas imagens abaixo), que roda centenas de quilômetros todos os dias para levar informações e trazer as demandas dos frentistas da região. “A categoria precisa estar cada vez mais unida à Federação para conquistar os benefícios que virão com uma nova convenção coletiva. Todos juntos somos mais fortes.
Prioridade na vacinação – O presidente da Federação aproveitou a passagem por Montes Claros para solicitar às autoridades locais prioridade para os frentistas na vacinação contra a covid19. “Nossa categoria presta um serviço essencial à população, nas cidades e rodovias, expondo-se diariamente à contaminação. Vários frentistas já morreram pela doença, muitos mais já adoeceram. A vacinação imediata destes trabalhadores é fundamental para frear o contágio entre os rentistas e seus familiares”, acrescentou ele em ofícios dirigidos à Secretária Municipal de Saúde e à Câmara Municipal de Montes Claros.