Para reforçar a luta dos frentistas de todo o Brasil pela prioridade na vacinação, o presidente do Sindicato dos Frentistas de Campinas e região, Francisco Soares de Souza, se reuniu na última quarta-feira (31/3), na sede da entidade, com o vereador Permínio Monteiro (PSB). O parlamentar é autor da moção, já aprovada pela Câmara Municipal, que apela ao Governo do Estado de São paulo para que inclua no grupo prioritário de imunização contra a covid-19 todos os profissionais que trabalham em serviços considerados essenciais no Plano São Paulo, durante a Pandemia, e que ainda não foram contemplados com a vacina.
“Os frentistas realizam uma atividade fundamental para a população, estando cotidianamente expostos ao vírus. Quem atua no combate à pandemia também depende do atendimento do trabalhador em postos de combustíveis”, pontuou Francisco Soares. Ele também explicou ao vereador que pretende encaminhar a moção para os cinquenta sindicatos dos frentistas de todo o país. O objetivo é que o documento ajude a fortalecer a luta pela vacinação dos frentistas.
Como parte dessas ações, os dirigentes das Federações Nacional (Fenepospetro) e estadual da categoria (Fepospetro) já estiveram reunidos com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo, e também em Brasília (DF), com o Chefe da Casa Civil, Sérgio Pereira. Em São Paulo, além de cobrar que os trabalhadores em postos de combustíveis tenham prioridade na vacinação contra a covid-19, os sindicalistas entregaram ao representante do governador João Dória (PSDB) uma cópia do Pacto setorial de protocolos de segurança em saúde, assinado por ambas as federações, os patrões e procuradores do Ministério Público Federal em junho de 2020. Em Brasília, entre outras ações, ambas as entidades protocolaram, junto ao Ministério da Saúde, pedido de prioridade de vacinação para os frentistas, categoria que soma cerca de 500 mil trabalhadores em todo o Brasil.
(Na foto, a partir da esquerda, o advogado do Sinpospetro-Campinas, Carlos Polis, o presidente Francisco Soares, o vereador Perminio Monteiro, o secretário-geral Biro e a ativista social Sandra Velório)