Com informações do Sinposba – A imunização da nossa categoria é imprescindível como política pública de saúde, eficaz medida para impedir a evolução da doença. Necessitamos urgentemente desta imunização, desta proteção essencial ao desempenho das nossas funções. Ao nos incluir no calendário de vacinação da fase 4 como categoria essencial, nos protegeremos e afastaremos também o risco de nos tornarmos focos de contaminação na pandemia.
A Fenepospetro protocolou oficialmente o pedido ao Ministério da Saúde solicitando a alteração dos critérios de prioridades que foram elaborados pelos técnicos do Ministério da Saúde, e os sindicatos em todo o Brasil encaminharam ofícios aos secretários de Saúde dos estados e municípios, reivindicando prioridade na imunização da nossa categoria com a vacina de proteção. Recentemente, o presidente do Sindicato dos Frentistas da Bahia (Sinposba), Antonio do Lago, também enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Antônio Queiroga, solicitando a inclusão da nossa categoria na fase 4 do Plano de Vacinação da covid-19.
Em Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) apresentou projeto de indicação solicitando à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que trabalhadores em serviços essenciais, que atendem o público durante a pandemia, entre eles os trabalhadores em postos de combustíveis, sejam incluídos no rol de prioridades da fase 4.
A prioridade de vacinação não é apenas uma questão de justiça e reconhecimento, mas também prioridade estratégica para conter a disseminação do vírus. Por isso solicitamos o apoio da população brasileira, para que tenhamos proteção e que possamos também não significar risco para os consumidores nos postos.