A direção da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) vai se reunir por videoconferência na manhã dessa quarta-feira (12/5) com o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, deputado Afonso Motta (PDT-RS). Em pauta o projeto de lei nº 3.678/2020, que prevê o pagamento de auxílio emergencial de R$ 300 por três meses, além de aumento em 50% do vale alimentação, aos trabalhadores frentistas de todo o Brasil.
O projeto de lei tramita em regime de prioridade, mas terá que passar por várias comissões da Câmara antes de poder ser votado em plenário. A primeira delas é a Comissão de Trabalho, que designou como relatora da matéria a deputada federal Erika Kokay (PT-DF).
“Vamos sensibilizar os deputados sobre a difícil situação dos trabalhadores frentistas, que prestam um serviço essencial para a sociedade neste momento de pandemia. Sob a ameaça do desemprego num quadro de grave crise, na luta para alimentar suas famílias, muitos estão sendo forçados a trabalhar sem garantias de direitos. É necessário amparar esses trabalhadores de várias formas, a começar com um auxílio para que se mantenham nesse momento crítico”, afirmou o presidente da Fenepospetro, Eusébio Pinto Neto.
Além do presidente, também vão participar da reunião o primeiro vice-presidente, Francisco Soares de Souza, o secretário geral adjunto, Wellington Bezerra, e o secretário financeiro da Federação, Luiz Arraes.