Estão em andamento as Campanhas Salariais de 70% da categoria em todo o País. Data-base março. Trabalhadores reivindicam reajuste salarial que reponha as perdas da inflação, direitos da Convenção e aumento real. Negociações são conduzidas pelos Sindicatos, com a coordenação da Fenepospetro.
No Estado de São Paulo, os sindicalistas aguardam reunião com o patronal, que deve ocorrer após o dia 10 de março. Quem informa é Luiz Arraes, dirigente de Osasco e também presidente da Federação Estadual (Fepospetro).
“Estamos esperando o INPC oficial sair por esses dias. A partir de então, a campanha salarial se intensifica. A data-base está garantida. Ou seja, nossas conquistas da Convenção já estão preservadas. Somos 18 Sindicatos no Estado e todos estão engajados”, afirma Arraes. Os frentistas também querem manter os direitos nas Convenções Coletivas. “Manter e ampliar”, ressalta Arraes.
Conquistas – Negociações estão em andamento na maioria das bases sindicais pelo Brasil. Mato Grosso do Sul já garantiu avanços. O presidente do Sinpospetro-MS, José Hélio da Silva, conta: “Firmamos acordo com o patronal de 10,07% nos salários e 28% no cartão-alimentação”. O dirigente explica que a negociação vale por dois anos para as cláusulas sociais e no cartão. Já os salários são negociados todo ano.
Emprego – Além das campanhas salariais, os frentistas seguem na luta pra manter os empregos. Isso porque correm no Congresso Nacional medidas lesivas aos cerca de 500 mil trabalhadores do País. O presidente da Fenepospetro, Eusébio Pinto Neto, explica: “Estamos dialogando com deputados e senadores pra que não votem Projetos de Leis ou Medidas Provisórias sobre o sistema self-service nos postos. Nossa principal luta é o emprego”, ele reforça.
MAIS – No site do seu Sindicato e das Federações – Fepostetro e Fenepospetro.