A Federação, bem como a Secretaria da Mulher da nossa entidade, repudia as falas sexistas, machistas e desumanas do deputado estadual de SP, Arthur do Val (Mamãe Falei), que agrediu as mulheres da Ucrânia e, por extensão, todas as demais, especialmente a mulher pobre e trabalhadora.
Mesmo em meio ao sofrimento que toda guerra traz, o deputado paulista Mamãe Falei (Arthur do Val, partido Podemos) fez uma série de falas, dando a entender que “as ucranianas são pobres e por isso fáceis de pegar”.
As mensagens de voz foram captadas e rapidamente repercutidas nas redes sociais e na imprensa, gerando forte repulsa das mulheres e da sociedade. Muitas entidades cobram a quebra do decoro parlamentar, o que pode levar à cassação do parlamentar cafajeste.
Estamos no mês de março, Mês da Mulher. O sindicalismo realiza uma série de iniciativas contra o assédio, a discriminação e a violência, que atingem as mulheres, em geral.
O parlamentar voltou ao Brasil e tentou se justificar. Mas as falas estão gravadas e, por si só, denunciam sua desumanidade frente a mulheres de um país em guerra.
A Federação não é órgão de Estado ou do Judiciário. Mas nos juntamos ao clamor e cobramos dura punição ao deputado, que, aliás, é dono de posto de gasolina em São Paulo.
Pela Diretoria, Eusébio Luís Pinto Neto – presidente. Pela Secretaria da Mulher, Telma Cardia
5 de março de 2022