Em nossa categoria, muitos têm direito de receber o abono do PIS. Valor pode chegar a um salário mínimo. Dinheiro no bolso sempre é bom. Em caso de dúvida, procure o Jurídico do seu Sindicato.
Hoje (15), começa o pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2020, para os nascidos em julho. A pessoa pode sacar o dinheiro até 29 de dezembro.
Quem tem direito – Quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com Carteira e exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, no ano-base.
É preciso estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal.
Qual é o valor – O valor do abono pode chegar até um salário mínimo, conforme os meses trabalhados. Recebe valor total quem trabalhou os 12 meses do ano anterior. Quem trabalhou apenas um mês, recebe 1/12 avos, ou seja, R$ 101,00.
Para consultar o benefício, ligue 158
Pra saber se tem direito e quando e quanto vai receber, ligue para 158 ou consulte a Carteira de Trabalho digital.
O acesso ao sistema deve ser feito com o CPF e senha do gov.br. Em caso de primeiro acesso, deve ser feito um cadastro. Depois, clicar em “Benefícios” e então em “Abono Salarial”. Nesse campo, o trabalhador saberá se é ou não habilitado para o benefício.
Desde 1º de fevereiro, o trabalhador também pode consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Como sacar – Trabalhador com conta corrente ou poupança na Caixa Econômica recebe o PIS automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento. Os demais beneficiários receberão por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
Quem não é correntista da Caixa pode fazer transferência via TED para conta de sua titularidade por meio dos terminais de autoatendimento, pelo site www.bb.com.br/pasep ou nos caixas das agências.
Exija – Eusébio Luís Pinto Neto, presidente da nossa Federação, afirma: “Ainda que você tenha direito ao valor mínimo, de R$ 101,00, não deixe esse dinheiro na mão do governo. Vá receber, porque ele é seu”.