O Sindicato do Rio de Janeiro, trabalhando unido com os frentistas, negociou com o patronal e fechou acordo coletivo para a categoria. Aprovado reajuste de 10,54% nos salários e benefícios. Já o vale-alimentação teve aumento real, com 17,40%. São contemplados os trabalhadores da Capital do estado, cuja data-base é 1º de março.
“Ante o quadro econômico e político do País, considero bom o acordo, porque repõe no salário as perdas da inflação e traz aumento real no vale-alimentação. É uma vitória do Sindicato e, principalmente, dos frentistas”, diz Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Sinpospetro-RJ.
Apesar de o Sindicato ser estadual, essa campanha salarial é apenas dos frentistas da Capital. Eusébio informa: “Representamos outras 40 cidades, mas com data-base 1º de junho. Já estamos começando as negociações”.
Direitos – A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria foi preservada. Ao todo, em torno de 10 mil trabalhadores são beneficiados. “Os frentistas estão satisfeitos com o resultado. Muitas vezes o empregado fica com medo de lutar pelo reajuste, devido ao desemprego alto. Então, o Sindicato assume a linha de frente”, comenta Eusébio, que também preside a Federação Nacional – Fenepospetro.