Os trabalhadores que tiverem saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem realizar o saque extra do benefício. A Caixa Econômica Federal começou a liberar quarta (20) a retirada de até R$ 1.000,00 das contas individuais que possuem saldo.
A data do saque extraordinário é de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. No primeiro momento, está liberado apenas para os nascidos em janeiro (veja tabela abaixo). Nas estimativas da Caixa, são 3,9 milhões de pessoas aptas a retirar o dinheiro desde o dia 20 de abril. Ao todo, 42 milhões de trabalhadores serão beneficiados.
Consulta – Desde o dia 8 de abril os trabalhadores podem verificar se têm direito ao benefício e a quantia disponível. As consultas podem ser feitas pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).
MP – O dinheiro do FGTS, em geral, só pode ser sacado em situações específicas: demissão sem justa causa, compra da casa própria ou aposentadoria. Mas o governo publicou Medida Provisória em março, liberando o saque extraordinário.
Pedido – O dinheiro é disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem. Se ele não tiver uma conta, a CEF abre uma automaticamente. Mas ninguém é obrigado a sacar. Quem não tiver interesse pode indicar que não deseja receber o saque extraordinário do FGTS, pelo aplicativo ou em uma agência.
MAIS – Acesse o site da Caixa Econômica Federal.