A primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a ser paga nesta segunda (25). O benefício será liberado entre os dias 25 de abril e 6 de maio.
A antecipação segue o calendário regular dos depósitos da folha mensal do INSS. A primeira parcela será liberada a partir de 25 de abril, pra quem recebe até um salário mínimo; a partir de 2 de maio a quem recebe acima de R$ 1.212,00.
“Em 2006 que a liberação do benefício foi conquistada. Ajuda muito a economia, pois injeta dinheiro no mercado interno”, analisa nosso presidente, Eusébio Luis Pinto Neto.
O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Veja abaixo os calendários de pagamento dos benefícios.
Recebe – Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Quem recebe Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao abono anual.
Consulta – Os benefícios do INSS podem ser consultados através da central de atendimento por telefone, no número 135. O segurado pode também acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais. A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para download para Android e iOS.
MAIS – Acesse o site do Meu INSS.