Segunda (24), o Sintraposto Araguaína e Região divulgou Carta Aberta à categoria em apoio à chapa Lula/Alckmin. O documento também alerta dos riscos de uma eventual reeleição de Bolsonaro.
“Estamos vivenciando um momento difícil no País, que coloca em risco a empregabilidade das pessoas que formam a categoria de trabalhadores em postos de combustíveis, em especial, na região norte de Tocantins”, destaca um trecho do documento.
Além da perda de empregos, a Carta aponta o risco do corte de mais direitos, especialmente diante de um “Congresso Nacional e um Senado sem ligação com as pautas dos trabalhadores”.
“Lamentavelmente, teremos um Congresso sem compromisso com as nossas pautas e isso pode significar uma perda ainda maior de direitos. Temos que lembrar aos frentistas os prejuízos trazidos pelas Reformas Trabalhista e Previdenciária”, destaca outro trecho da carta.
LULA – Além de citar os perigos de uma possível reeleição de Bolsonaro, o documento reforça o apoio dos frentistas do Tocantins à chapa Lula/Alckmin. “Nos manifestamos em favor da eleição de Lula por entender que o apoio a ele representa a manutenção do Estado de Direito; retomada de uma política efetiva de segurança pública; saúde; educação e tecnologia; cultura; emprego; dentre muitas outras necessidades e valores fundamentais à Nação”, diz a Carta.
O documento à categoria está sendo compartilhada pelo WhatsApp e outras redes sociais do Sintraposto de Araguaína e Região. Também será impresso e entregue pelos sindicalistas durante as visitas aos postos.
O texto ainda manda um recado direto ao atual presidente: “Não concordamos nem compactuamos com a forma desastrosa em que o atual Presidente lida com o interesse público e com o ser humano, largando todos à mercê da própria sorte. Fique o senhor ciente da nossa indignação como cidadãos e frentistas”.
A Carta chama o eleitor pra votar dia 30 de outubro: “Lembre-se que há muita coisa a ser perdida. Precisamos nos unir e eleger um presidente que tenha respeito pelo trabalhador e pela trabalhadora. A palavra de ordem é: ’Não podemos perder mais direitos”.
UNIÃO – A exemplo do Sintraposto Araguaína, o Sindicato dos Trabalhadores nas Escolas Particulares do Estado do Tocantins (Sintepet) divulgará Carta de apoio à chapa Lula/Alckmin. Outras entidades sindicais do Estado estão publicando documentos de teor semelhante. Ninguém aguenta mais Bolsonaro.
LEIA O DOCUMENTO COMPLETO:
CARTA DE APOIO DOS TRABALHADORES DOS POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTIVEIS DO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS AO PRESIDENTE LUIZ INACIO LULA DA SILVA
Carta aberta à categoria declarando o apoio do Sindicato à chapa Lula/Alckmin. No texto, a entidade alerta os trabalhadores em postos sobre os riscos de uma eventual reeleição de Bolsonaro.
Como já é de conhecimento público, estamos vivenciando um momento difícil no país, que coloca em risco a empregabilidade das pessoas que formam a categoria de trabalhadores em postos de combustíveis, em especial, na Região Norte do Tocantins.
No Documento, o SINTRAPOSTO aponta o risco da perda de mais direitos pra categoria diante de um Congresso Nacional e Senado Federal que não terá ligação com as pautas dos trabalhadores.
“Domingo (2 de Outubro) assistimos a eleição dos membros do Congresso Nacional e do Senado Federal, cujas pessoas não representam o interesse dos(as) trabalhadores(as). Por isso, nós, que temos conquistas históricas no Direito do Trabalho, podemos ver tudo ruir se não elegermos um representante que tenha a visão e conheça o mundo do trabalhador”, destaca um trecho da carta.
Nós do SINTRAPOSTO Araguaína e Região, bem como a nossa classe, infelizmente não reelegemos o Deputado Federal Celio Moura, o único, do estado do Tocantins que defende os interesses da categoria e do povo tocantinense, pois os demais não tem ligação com o trabalhador. A categoria tem de saber os riscos que está correndo.
Lamentavelmente teremos um Congresso Nacional que não tem compromisso com as nossas pautas e isso pode significar uma perda ainda maior de nossos direitos. Temos de lembrar os frentistas dos prejuízos trazidos pela reforma trabalhista e previdenciária por exemplo.
Nos manifestamos em favor da eleição do candidato LULA, por entendermos que o apoio a ele representa a manutenção do Estado de Direito, da retomada de uma política efetiva de segurança pública; saúde; educação; ciência e tecnologia; cultura; emprego; respeito a diversidade; dentre muitas outras necessidades e valores fundamentais da nossa nação.
Não concordamos e muito menos compactuamos com a forma desastrosa em que o atual presidente lida com a coisa pública e com o ser humano, largando todos à mercê da própria sorte ao mesmo tempo que ele não respeita as instituições, a ordem democrática e a Constituição Brasileira que jurou defender.
Votamos em LULA contra o efeito nefasto da Reforma Trabalhista, da precarização do trabalho que vem sendo proposta na PEC 32, que tanto ameaça à estabilidade dos serviços públicos, tornando os trabalhadores reféns das arbitrariedades e ilegalidades praticadas por gestores públicos; o que trará enormes prejuízos para toda a sociedade.
Votar em LULA é lutar pela autonomia administrativa e financeira das entidades sindicais.
Votar em LULA, é dar um basta na insensibilidade, no descaso, na ignorância. É trazer a ciência e a razão para dentro do Estado Democrático Brasileiro, fortalecendo assim as nossas instituições e a nossa democracia. Apoiamos a candidatura de LULA para presidente para virar mais uma das páginas sombrias de nossa história.
A “Carta Aberta à Categoria dos (as) Frentistas” foi compartilhada pelo WhatsApp e outras redes sociais do SINTRAPOSTO Araguaína e Região. Ela também será impressa e entregue pelos dirigentes do Sindicato durante as visitas aos postos.
O documento termina com um alerta: “Lembre-se, há muita coisa a ser perdida, por isso precisamos nos unir e eleger um Presidente da República que tenha respeito pelo trabalhador e trabalhadora”.
“Daqui até o dia 30 de outubro (dia do segundo turno) a palavra de ordem é: ‘Presta atenção! ’ Não podemos perder empregos e direitos.
Seguindo o exemplo do Sindicato de Araguaína, assim como SINTEPET, sindicato dos trabalhadores nas escolas particulares do estado do Tocantins(Exceto Palmas) outras entidades prometem divulgar cartas às suas bases defendendo o voto na chapa Lula/Alckmin.
Dessa forma, fica o Senhor Presidente da República ciente da nossa indignação como pessoa cidadãos e frentistas. Assim, solicitamos ao candidato a Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva: como medida de segurança, emprego e renda desta categoria:
- Manter vigente a lei 9.956 sancionada pelo presidente Fernando Henrique no ano 2000 que proíbe funcionamento de bombas de autosserviço em postos de revenda de combustíveis em todo território nacional.
- Proibição, terceirização na área de postos de revenda de combustíveis
valorização das normas de segurança como NR9 anexo ll. - Redução da jornada de trabalho para (seis horas)diárias e trinta e seis semanais ,com intervalo intrajornada de 15 minutos devido a sua exposição à gente cancerígeno.
- Pedimos revogação da Emenda Constitucional nº 45/2004, ao dar nova redação ao artigo 114, §2º, da Constituição Federal.17 de dez. de 2010 que dar autonomia ao sindicato patronal de ir ou não a dissídio coletivo de trabalho.
- Reforçar a Lei 10.101/2000, como a redação da Lei 11.603/2007, que determina que o funcionamento das empresas aos domingos e feriados só é permitido mediante convenção coletiva de trabalho, caso contrário não poderá funcionar nesses dias.
- Elaboração imediata de normas definitivas que regulem o exercício das funcionalidades desta categoria, incluindo todas as medidas de segurança a serem adotadas, como dimensões adequadas das pistas dos postos de revenda de combustíveis.
- Acesso desta categoria a financiamento para aquisição de casa própria.
Agradecendo a compreensão e na certeza de que Vossa Excelência tomará as medidas efetivas para reverter essa grave situação de modo a garantir a segurança de todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros e estrangeiros.
Atenciosamente,
Aguardo sua resposta por escrito.
Atenciosamente, Neurivan coelho de oliveira, Presidente do SINTRAPOSTO ARAGUAINA E REGIÃO
MAIS – Sintraposto Araguaína