O Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) realzou na manã desta quarta, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, um café da manhã para as trabalhadoras do Posto de Gasolina Amigão da Dutra, em Comendador Soares, Nova Iguaçu.
Segundo a vice-presidente da entidade, Aparecida Evaristo, a empresa foi escolhida pela quantidade de mulheres contratadas. O posto tem 47 funcionárias, que trabalham na loja de conveniência, no escritório e na pista de abastecimento.
Luta – Desde a sua fundação, em 2005, o Sinpospetro-RJ luta para que as trabalhadoras de postos de combustíveis sejam respeitadas como profissionais. O sindicato conquistou para as funcionárias das lojas de conveniência e dos escritórios, que funcionam no próprio posto, o adicional de periculosidade de 30%.
O sindicato tem quatro mulheres em sua diretoria e investe contra as empresas que fornecem uniformes inapropriados para as trabalhadoras. A funcionária que se sentir constrangida, por usar um uniforme inadequado, deve denunciar o caso ao departamento jurídico do sindicato pelo WhatsApp (21) 97020-9100. Aparecida Evaristo diz que a mulher não pode ser objetificada e usada para atrair clientes ao posto.
Na negociação salarial da Convenção Coletiva 2023/2025 do Município do Rio de Janeiro, a diretoria conseguiu avançar com a proposta da implantação de uma folga a mais, aos domingos, para as mulheres, sem a perda do repouso remunerado. Hoje, as mulheres têm direito a folgar um domingo por mês. A negociação está em andamento.
Por Estefania de Castro – Sinpospetro-RJ