O Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis de Araguaína e Região (Sintraposto-Araguaína) está notificando os proprietários de postos de combustíveis a pagarem reajuste de 3,94%, de 1º de março de 2019 a 1º de março de 2020. O Sindicato abrange 39 municípios de Tocantins.
O reajuste incide em salário base, adicional noturno e de periculosidade, horas extras, férias, gratificação de caixa, cesta básica e Participação nos Lucros e resultados (PLR).
A conquista se deu a partir de extensão da decisão do julgamento do dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O acórdão foi transitado em julgado em fevereiro de 2023.
“Se o patronal não cumprir vai ter que pagar multa. Por isso, é importante que os trabalhadores denunciem. Tudo será feito em sigilo”, informa Neurivan Coelho de Oliveira, presidente do Sindicato de Araguaína.
O dirigente também relata as dificuldades em negociar com o patronal a Convenção Coletiva de 2022 da categoria. “Eles se recusam a negociar”, informa. Audiência de Conciliação está marcada para o mês de maio.
Segundo Neurivan, os proprietários dificultam a ação sindical na base. “Diante dessa situação nosso principal canal de comunicação com a categoria é feita pelas redes sociais e WhatApp”, informa ele. Ele revela que as práticas já foram denunciadas ao Ministério Público.
Mais – Acesse a página do Sintrapoto Araguaína e Região.