A Força Sindical Regional Sul promoveu, em Curitiba, o Seminário Macrosetorial “Os Desafios para a Descarbonização do Setor Automotivo”. A atividade foi realizada, na quinta (11), no auditório da sede central do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (PR).
O evento contou com apoio da Fenepospetro, do Sindicato dos Metalúrgicos, federação e Confederação, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas (Fequimfar) e da Industriall (entidade que no mundo representa mais de 50 milhões de trabalhadores em 140 países).
O objetivo foi debater os vários ângulos sobre os rumos ambientais e também sobre os impactos nos postos de trabalho no setor automotivo.
Lairson Sena, presidente do Sinpospetro Curitiba e dirigente da Fenepospetro, participou da mesa sobre inovações tecnológicas e os impactos no futuro do emprego dos trabalhadores. “A tecnologia vem, mas as categorias precisam se organizar e definir ações para preservar empregos”, ele alerta.
O dirigente cita a Lei que proíbe a adoção do autosserviço nos postos de combustíveis. Ele diz: “Nossa categoria tem um trabalho forte nesse sentido. Na década de 90 surgiu a automação. Hoje, somos uma das poucas categorias, se não a única, a ter uma lei federal que proíbe o autosserviço. Iniciativa que preserva emprego de 500 mil trabalhadores. Fruto da mobilização dos Sindicatos, junto com a Federação e as Centrais”.
Asista!