Dia 12/6, voltou com força e vigor a Conaeti – Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil. Nossa diretora Telma Cardia representará os frentistas nesse importante instrumento de luta contra o trabalho desumano e abusivo. Telma também preside o Sindicato da categoria em Guarulhos e Região, na Grande São Paulo. A companheira também representará a Central UGT.
Na data, foi lançado o “Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador”. Ele busca disseminar o conhecimento da Auditoria Fiscal do Ministério do Trabalho, quanto ao assunto, bem como dar visibilidade à questão do trabalho infantil pra toda a sociedade.
Telma afirma: “No governo anterior, esse tema ficou em segundo plano. Mas agora o combate à exploração de nossas crianças ganha destaque e apoio político. Sei que posso ajudar meu País e vou fazer de tudo pra representar honrosamente nossa categoria profissional”.
Dados – Nos quatro primeiros meses de 2023, a Auditoria Fiscal do Trabalho do MTE já afastou 702 crianças e adolescentes do trabalho infantil. Entre as 702 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, 100 (14%) tinham até 13 anos; 189 (27%), de 14 e 15 anos; e 413 (59%), de 16 e 17 anos. Havia 140 meninas e 562 meninos.
Atividades econômicas flagradas: comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas e serviços de alojamento e alimentação.
MAIS INFORMAÇÕES – Site do Ministério do Trabalho.