Em conversa no dia 14/9, o SINTRAPOSTOS ARAGUAÍNA E REGIÃO pediu aos representantes do Senac Tocantins a oferta do curso de “Técnico em lubrificação de automotores”.
O Senac é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e já tem parceria com o Sindicato desde 2013, quando iniciou o curso de formação de frentistas.
A reunião do dia 14 teve participação do presidente do Sindicato, Neurivan Coelho de Oliveira, de Mônica Rodrigues de Sá, coordenadora de Gestão e negócios, e Cleude Noleto, gerente operacional da unidade de Araguaína (ambas do Senac).
Segundo Neurivan, elas receberam bem a ideia do curso e prometeram responder ainda em setembro. “A chance da reivindicação ser atendida é de 90%”, aposta o dirigente.
A demanda pela formação de Técnico em lubrificação partiu, inicialmente, de alguns donos de postos de combustíveis, que reconhecem a carência de mão de obra para a função. Eles procuraram o SINTRAPOSTOS, que abraçou o projeto e conseguiu marcar a reunião com o Senac.
R$ 2.500 – Neurivan explica que o salário básico do frentista pode chegar a R$ 2.500 caso saiba fazer a troca de óleo dos veículos. “Hoje, o trabalhador não quer assumir esta função pois não ganha nada mais pela tarefa,” explica.
Caso o Senac acolha a ideia, o desejo do Sindicato é que a primeira turma do curso inicie ainda este ano. A formação poderia ocorrer com dois níveis: a de auxiliar (tempo menor) e a de técnico em lubrificação (tempo maior).
O SINTRAPOSTOS ARAGUAÍNA defende uma remuneração diferenciada para essa função, que é mais técnica, como forma de atrair mais mão de obra. Diz Neurivan: “As empresárias que nos procuraram entendem que o trocador de óleo assume mais responsabilidade, uma vez que irá fazer uma intervenção em um veículo. Por isso, também é preciso pensar um remuneração melhor”, defende.
Levantamento recente do Sindicato mostra que existem 37 postos de combustível somente em Araguaína. Assim, a entidade estima que há mais de 30 vagas para “trocador de óleo” no município.
Também acompanharam a reunião o vereador Wilson Carvalho (Pros), de Araguaína, e Jane Maria Silva Assunção, coordenadora da Agência de segurança, transporte e trânsito, órgão da prefeitura.
O SINTRAPOSTOS ARAGUAÍNA E REGIÃO abrange 39 municípios na base. São 137 postos em todos os municípios abrangidos. A logo prazo, o curso poderia ser estendido a outras regiões e Estados do Brasil.
MAIS – Acesse a página do Facebook do SINTRAPOSTOS ARAGUAÍNA. https://www.facebook.com/sintraposto.org/