Durante outubro, o Sinpospetro-Campinas faz campanha nos postos pra alertar da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença é a primeira causa de morte por câncer entre as brasileiras.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,71 óbitos/100.000, em 2021. As regiões Sudeste e Sul têm as maiores taxas (12,43 e 12,69 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente). Para 2023, são estimados 73.610 casos novos no País.
A campanha do Outubro Rosa inclui a distribuição de kit contendo boletim informativo e sachê de sais de banho. A ideia é que, ao utilizar o produto, as mulheres façam do momento a sua rotina de autoexame das mamas.
“A mulher está sempre cuidando de alguém. Mas não podemos esquecer que, pra cuidar do outro, primeiro precisamos estar com saúde”, alerta Adriana Ferreira, psicanalista e apresentadora do programa “Alô Terapia”, na rádio Sindical FM, do Sinpospetro. Ao lado de Renilda Paixão, diretora do Sindicato, ela coordena as atividades por todo o mês de outubro nos postos de Campinas e nas demais 26 cidades da base territorial.
Segundo o presidente do Sinpospetro-Campinas, Francisco Soares de Souza, cerca de 30% da categoria é feminina. “O objetivo é que a cada ano a gente consiga ampliar o alcance das informações sobre o câncer de mama e, assim, estimular mais mulheres a fazer seus exames”, afirma.