O Sinpospetro Distrito Federal assume o compromisso de mobilização na campanha do Novembro Azul.
A intenção é que os diretores visitem várias cidades de Brasília e conversem com os frentistas para promover a conscientização e a prevenção do câncer de próstata. O Novembro Azul visa incentivar a detecção precoce do câncer.
O engajamento do Sinpospetro nessa iniciativa ressalta a relevância de disseminar informações e incentivar práticas de saúde entre os trabalhadores do setor.
Exame precoce
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público.
Homens que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde. A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.
Fontes: Ministério da Saúde e Sinpospetro Distrito Federal