Com informações do Globoesporte e TV Integração — Uberaba, MG
De frentista a gari, Jonathas de Oliveira estava destinado ao esporte. Não para ser jogador de futebol, que foi o primeiro sonho dele, mas para correr. Ele foi o brasileiro mais bem colocado na 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em 2023.
Jonathas foi morar em São Paulo com 12 anos e começou a trabalhar como frentista em um posto de combustíveis aos 18 anos. Em 2012 mudou de emprego: passou a trabalhar com coleta de lixo, mas sem deixar o esporte de lado. A ideia inicial, era ser jogador de futebol.
Esse foi mais um dos bons resultados do mineiro de São Pedro dos Ferros depois de perceber que os 25km por dia, que fazia na coleta de lixo, era um sinal para apostar no atletismo.
Desde que passou a se dedicar aos treinos, Jonathas evoluiu e tem sido o brasileiro mais bem colocado em provas internacionais. O caminho está pavimentado para chegar ao grande objetivo: ganhar a São Silvestre e disputar uma Olimpíada.
Jonathas cruzou a linha de chegada neste ano em sexto lugar com o tempo de 46min33s na prova masculina.
A dedicação tem dado resultado: neste ano, além da São Silvestre, o atleta foi quarto colocado e brasileiro mais bem colocado na Maratona dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago.
Jonathas ainda conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona, disputado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e dos 10 km da Copa Brasil de Cross Country.