Convidamos todos os frentistas de Araguaína e Região Norte Tocantins a participarem da nossa próxima Audiência de Conciliação na Justiça do Trabalho, designada para o dia 24/01, às 13h, em Palmas (TO).
Vamos debater reivindicações para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024-2025. A CCT determina de quanto será o aumento e como devem ser as condições de trabalho dos frentistas, caixas, gerentes, chefes de pista, lavadores de veículos, vigias, trocadores de óleo, pessoal da área administrativa e de manutenção, borracheiros e atendentes das lojas de conveniências.
A Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços e Combustíveis de derivados de Petróleo (Fenepospetro) participa com a presença do presidente Eusébio Luiz Pinto Neto.
A presidenta do Sinpospetro de Guarulhos e Região e Secretaria da Mulher da Fenepospetro e da Fepospetro, Telma Cardia, terá uma participação fundamental para inclusão das mulheres frentistas no debate.
Nós, frentistas de Araguaína e Região Norte Tocantins e o Sintraposto Palmas e Região Sul, enfrentamos muitos desafios no dia a dia. Trabalhamos em condições adversas, expostos a riscos e agentes nocivos à nossa saúde. Temos que lidar com a pressão dos patrões, a concorrência dos colegas, a exigência dos clientes e a fiscalização dos órgãos competentes. Mas não nos deixamos abater por essas adversidades. Pelo contrário, somos resilientes e buscamos superar os obstáculos com determinação, coragem e esperança.
Sabemos que o nosso trabalho é essencial para a sociedade e para a economia da nossa região. Somos responsáveis por abastecer os veículos que circulam pelas nossas estradas, cidades e comunidades. Somos também um ponto de apoio, informação e orientação para os motoristas e passageiros que passam pelos nossos postos. Por isso, temos orgulho da nossa profissão e do nosso papel social.
Mas também sabemos que não estamos sozinhos nessa jornada. Contamos com o apoio e a solidariedade dos nossos companheiros de trabalho, dos nossos familiares, dos nossos amigos e dos nossos clientes. Somos uma categoria unida e coesa, que se ajuda e se protege mutuamente. Praticamos a reciprocidade, ou seja, o reconhecimento e a valorização do outro, a troca de favores e benefícios, a cooperação e a colaboração. Acreditamos que juntos somos mais fortes e podemos alcançar nossos objetivos e reivindicações.
Não fuja da luta! Fortaleça o Sindicato, pois ele é nossa única defesa. Direitos não caem do céu. O aumento de salário e a obrigação de conceder direitos como vale-refeição e adicional de 100% nos feriados, por exemplo, são conquistas do Sindicato. Direitos que todos os anos precisamos brigar para manter na CCT, em uma dura negociação com os patrões, que sempre querem dar o mínimo e tirar o máximo da gente.
Somos frentistas de Araguaína e Região norte Tocantins. Somos resilientes e recíprocos. Somos trabalhadores e cidadãos. Somos uma categoria que merece respeito e dignidade.
Neurivan C.oliveira
Sintraposto Araguaina e Região
Carlos Milhomem
Sintraposto Palmas e Região