Mais de 40 instituições organizam pra este domingo, 28, em São Paulo, ato alusivo ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A sociedade relembra os mortos, acidentados e adoecidos pelo trabalho.
O Ato e Canto pela Vida acontece a partir das 11 horas na Praça Vladimir Herzog, ao lado da Câmara Municipal. A data remete à morte de 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos, após explosão, em abril de 1969.
No mundo, estima-se que a cada 15 segundos uma pessoa morre por acidente de trabalho. No País, um acidente é notificado a cada 50 segundos. Números são divulgados pelo Manifesto do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho!, assinado por dezenas de instituições, entre elas, a Fundacentro.
Alerta – As mais de 40 entidades querem tornar visível a questão para a sociedade. “É fundamental a Fundacentro estar alinhada para trazer luz à gravidade da persistência dos altos índices de acidentalidade e adoecimentos relacionados ao trabalho”, afirma o presidente, Pedro Tourinho.
Doenças relacionadas à saúde mental são o terceiro motivo de afastamento. Mas, muitas vezes, o nexo causal é desconsiderado.
Frentistas – As entidades da nossa categoria apoiam todas as iniciativas por segurança no trabalho e alertam o empresariado para a necessidade de ampliar as medidas individuais ou coletivas contra acidentes e doenças.
O presidente Eusébio Luis Neto afirma: “Atos como o do dia 28 são um grito de alerta contra um problema clamoroso que afeta a classe trabalhadora no geral”.
Ato e Canto pela Vida – Programação do encontro gastronômico cultural “Todo mundo tem que falar, cantar e comer!”
11h – Encontro e reencontro dos participantes, familiares e entidades;
12h – Apresentação musical com o cantor Paulinho Timor – o Samba do Trabalhador;
13h – Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho; Simultaneamente: Almoço no sistema “Quem pode, paga, quem não pode, pega”.
Local – Praça Vladimir Herzog e Centro Cultural a Céu Aberto Elifas Andreato. Rua Santo Antônio, 33, ao lado da Câmara de SP e perto do metrô Anhangabaú.
MAIS – Pelo e-mail [email protected] ou telefone 11 3685.0915. Ou Cleonice [email protected].