O Instituto José Bonifácio, fundado em 2004, vai homenagear Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Federação e do Sindicato da categoria no Município do Rio de Janeiro. Ele será agraciado como “personalidade de destaque em 2023”. O Instituto é presidido pelo ex-deputado e ex-ministro Aldo Rebelo.
A solenidade acontecerá na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Centro do Rio, nesta quinta, 9, a partir das 18 horas. Nosso presidente receberá um busto do Patriarca da Independência, medalha e diploma. Eusébio foi agraciado em razão de sua longa e vitoriosa atuação sindical, bem como por suas posições em defesa da democracia, justiça social e soberania nacional.
O dirigente comentou os principais trechos da homenagem
Honra – “Essa premiação honra a minha pessoa e também o próprio movimento sindical brasileiro, cujas marcas fundamentais são a busca de justiça social e os avanços democráticos”.
Categoria – “Entendo que a homenagem se estende a todos os trabalhadores de postos de combustíveis e de lojas de conveniência do Brasil, categoria que represento e busco valorizar na atuação sindical e nas ações políticas junto ao Estado brasileiro”.
Aldo – “Agradeço o Conselho do Instituto José Bonifácio e, em especial, o meu amigo Aldo Rebelo. Aliás, sempre é bom lembrar que devemos ao deputado Aldo a Lei que proíbe a automação nos postos, garantindo cerca de 500 mil empregos em todo o País”.
Históricos – “Espero, nessa homenagem, contar com a presença de dirigentes históricos e mesmo fundadores de nossa categoria. Afinal, não fiz sozinho a minha trajetória. Por isso, quero dividir com esses companheiros essa premiação”.
ABI – “A Associação Brasileira de Imprensa é uma referência nas lutas democráticas, patrióticas e por liberdade da imprensa e dos seus profissionais. É um exemplo de resistência, mostrando que o importante é a construção de entidades fortes, capazes de resistir aos piores momentos da vida nacional”.
Estímulo – “Penso que essa homenagem é também um estímulo a todos os que atuam no movimento sindical, nas lutas por emprego, renda, direitos, democracia e dignidade da classe trabalhadora brasileira”.
Mais – Site da Abi. Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro, Rio de Janeiro.