Boa notícia para os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência na Bahia. Após várias reuniões de negociação, o Sinposba fechou Convenção Coletiva de Trabalho com reajustes no salário e vale-alimentação. Data-base da categoria é 1º de maio. Cerca de 5 mil trabalhadores do Estado serão beneficiados.
O Sindicato conquistou reajuste de 7,5% no Piso Salarial de vigia, servente, lavador e enxugador e funcionários de lojas de conveniência. Para demais funções, como frentistas, supervisor, chefe de pista e gerente, o aumento foi de 6,5%. Na alimentação, ficou acima da média inflacionária apurada pelo INPC do período da data-base (3,34%). Aumento foi de 3,53%.
Retroativos – Valores serão pagos junto com o salário de agosto, até 5 de setembro. Pagamento é garantido a todos os empregados.
Histórico – Em 2023 o Sindicato assinou Convenção Coletiva de dois anos para os trabalhadores. Vigora até 2025. Neste ano, ficou acordado que somente cláusulas econômicas seriam discutidas. As demais foram mantidas.
Lucineide Sampaio, secretária de formação e comunicação da entidade, afirma: “Como de praxe, os patrões iniciaram as conversas com a posição de não valorizar os trabalhadores. Eles não apresentaram propostas para o reajuste da alimentação. Após cinco reuniões de negociação, conseguimos alcançar os R$ 15,00, reajuste que seguiu a média da inflação e ainda garantimos os pagamentos retroativos”.
Positivos – Para o presidente do Sinposba, Antônio José dos Santos, os reajustes foram positivos, ainda que não tenham chegado a valores expressivos. E completa: “A mobilização da categoria fez toda diferença na negociação”.
Fenepospetro – Eusébio Pinto Neto, presidente da Federação, comemora os reajustes conquistados pelos companheiros. Ele diz: “Parabéns ao Sinposba pelas conquistas alcançadas. Caminhamos para alcançar melhores salários e condições de trabalho para a categoria”
Mais – Site do Sinposba.