O Sindicato dos Frentistas de Jundiaí saiu vitorioso da última Mesa-redonda com a Gerência Regional do Trabalho e Emprego. Reunião foi solicitada pela entidade, a fim de regularizar o trabalho de oito funcionários de um posto de combustíveis da região.
O Sinpospetro Jundiaí encontrou inúmeras irregularidades durante visita à base. Entre elas: funcionários sem registro e sem curso NR20; não fornecimento de uniformes; escala de revezamento e cesta-básica diferentes do previsto em Convenção Coletiva; descontos indevidos por falta de caixa; não recolhimento de FGTS e INSS; falta de seguro de vida e condições precárias no refeitório e vestiários.
Com a conclusão das reuniões, todos os itens foram regulamentados. Segundo Daniel Ortega, presidente do Sindicato, somente o seguro de vida ficou pendente. A empresa tem até 18 de setembro para resolver a questão.
Para Daniel, o Ministério do Trabalho tem dado assistências favoráveis às solicitações do Sindicato. “Neste caso, tivemos cinco reuniões. Às vezes as questões fogem da nossa alçada, mas temos conseguido apoio positivo dos órgãos que têm poder de atuar contra essas empresas”.
Fiscalização – É diária na entidade. Duas equipes de base percorrem os postos de combustíveis das oito cidades atendidas pelo projeto de serviço de orientação ao trabalhador. O objetivo é que todos os postos de combustíveis sejam visitados uma vez por mês.
Daniel explica que as equipes trabalham com um pré-relatório com todas as questões que precisam ser checadas nos postos. “Quando alguma irregularidade é detectada, acionamos a empresa no Sindicato e damos um prazo de 15 dias para solução do problema. Se isso não acontecer, notificamos o Ministério do Trabalho”.
Mesa-redonda – Para o presidente Daniel Ortega, os resultados das reuniões foram positivos. “Estamos aqui para representar os trabalhadores em todas as instâncias, principalmente a trabalhista. Ao oferecer bons resultados, aumentamos nossas ações e ganhamos a confiança da categoria, que se traduz na conquista de novos sócios”.
O Sindicato abrange as cidades de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itu, Jarinu, Jundiaí, Várzea Paulista e Vinhedo, somando cerca de 1.500 trabalhadores.
Federação – O presidente da Fenepospetro, Eusébio Pinto Neto, reforça a importância do trabalho constante de base. Ele diz: “O sindicalismo é o trabalho de base. Precisamos estar presentes nos postos de combustíveis para ouvir a categoria, fiscalizar nossas conquistas e cobrar cumprimento das nossas Convenções Coletivas. Parabenizo os companheiros de Jundiaí pela conquista e trabalho diário”.
MAIS – Site do Sinpospetro Jundiaí.