Durante todo o mês, Sindicatos da categoria se engajaram na Campanha Outubro Rosa. Objetivo é levar informação e conscientizar trabalhadoras e trabalhadores sobre a importância de medidas que previnam o Câncer de Mama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a doença é a segunda mais comum entre as mulheres, após Câncer de Pele. Os exames preventivos são principais aliados, porque quanto mais cedo descoberta a doença maiores as possibilidades de êxito no tratamento.
Telma Cardia, presidente do Sindicato de Guarulhos e Região (Grande São Paulo) e Secretária da Mulher da nossa Federação, reforça o engajamento das entidades sindicais na campanha. Ela diz “É fundamental que as entidades se engajem nas questões relacionadas à saúde da mulher, não apenas durante o Outubro Rosa. Precisamos de mecanismos que alertem as trabalhadoras o ano todo e orientem sobre uma rotina de cuidados”.
AÇÕES SINDICAIS
Niterói – Sindicato organiza o chá das mulheres. Será quinta (31), na sede do Sinpospetro, à rua Doutor Fróes da Cruz, 32, Centro. Haverá palestra sobre conscientização e cuidados preventivos. A sede será espaço para que as companheiras compartilhem experiências sobre Câncer de Mama.
RJ – Sinpospetro-RJ iniciou a campanha de atendimento ginecológico e realização de exames gratuitos, como papanicolau, mamografia e ultrassonografia, para trabalhadoras com mais de 45 anos – faixa com maior probabilidade da doença. Na quarta (23), a campanha foi encerrada com palestra às trabalhadoras sobre direitos trabalhistas e previdenciários.
Segundo Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Federação e do Sinpospetro-RJ, a campanha não se limita à prevenção do Câncer de Mama, mas alerta para os cuidados com a saúde feminina. Ele diz: “Maioria das trabalhadoras cumpre jornada dupla. Além das funções nos postos, elas cuidam da família e muitas vezes acabam deixando de lado a própria saúde”.
Cartilhas – Os Sindicatos de Curitiba, Distrito Federal e Guarulhos produziram cartilhas com informações sobre a doença, sintomas e prevenções. Curitiba disponibilizou o material virtual no site. Guarulhos divulga no Facebook.
No Distrito Federal, dirigentes visitaram cerca de 100 postos de combustíveis da região entregando informativo às trabalhadoras. Entidade obteve apoio pra facilitar o acesso ao cuidado preventivo. Uma clínica parceira disponibilizou pacotes promocionais de exames e consultas para as companheiras.
Telma Cardia chama atenção para a necessidade de serem ampliadas as garantias nas Convenções Coletivas. Ela diz: “Precisamos lutar pra que as Convenções tenham cláusulas específicas de proteção à mulher. As companheiras enfrentam a maternidade, padecem com uniformes inadequados, calças leggings, por exemplo, que geram diversos problemas de saúde, inclusive no útero. Temos que intensificar essa luta”.
Acesse as cartilhas de Curitiba e Guarulhos.
MAIS – Sites dos Sindicatos de Guarulhos, Rio de Janeiro, Niterói, Curitiba e Distrito Federal.