Desde o começo do mês, os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência de Niterói recebem do Sindicato a Convenção Coletiva de bolso. Toda categoria deverá receber o livreto que informa sobre direitos e conquistas.
Todos os valores e benefícios da categoria são conquistas sindicais. Com negociação, persistência e luta, os dirigentes alcançam reajustes salariais, PLR, tíquete-alimentação, vale-transporte, entre outros benefícios consignados na Convenção.
Alexsandro dos Santos Silva preside o Sindicato. Ele ressalta que o objetivo é, além de informar a categoria sobre seus direitos, destacar a luta permanente por conquistas. Ele diz: “O Livreto reforça a importância do Sindicato e do conhecimento da Convenção Coletiva. Trabalhador informado é mais forte”.
O presidente ressalta a importância de manter a categoria informada sobre as lutas sindicais por melhores condições salariais e de trabalho. Alexsandro destaca que a mobilização de todos junto à entidade soma forças por novos avanços. Ele diz: “Em nossa base, muitos ainda acreditam que reajustes de salário e benefícios são bondades do governo ou patrões. Por isso, editamos a Convenção de bolso, pra que, além do conhecimento sobre direitos, saibam que o Sindicato é quem luta e garante. O formato portátil facilita a consulta”.
Base – O Sinpospetro-Niterói representa 13 municípios no Estado, em mais de 500 postos e lojas de conveniência. Segundo o dirigente, a categoria fica feliz ao receber o livreto.
Informação – Além das cláusulas normativas, a CCT de Bolso informa sobre as Normas Regulamentadoras. Alexssandro destaca: “Elas dizem respeito ao ambiente de trabalho, nos postos de combustíveis e lojas de conveniência. Embora não integrem a Convenção Coletiva, as NRs são fruto da ação coletivo do sindicalismo brasileiro”.
Fenepospetro – Eusébio Luis Pinto Neto preside a Federação Nacional da categoria. Ele parabeniza a ação do Sindicato de Niterói. E arremata: “Esse tipo de iniciativa democratiza o conhecimento. E o conhecimento dos direitos é uma arma efetiva para o trabalhador defender sua dignidade e as condições de vida da sua família”.
MAIS – Site do Sinpospetro-Niterói.