Desde a reforma da Previdência aprovada em 2019, a cada ano as regras de transição para concessão de aposentadorias são ajustadas. Com as mudanças, a idade mínima para solicitar a aposentadoria teve um aumento junto com o tempo de contribuição necessário para fazer o pedido. Veja abaixo as mudanças para este ano:
Idade mínima e tempo de contribuição – A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter 59 anos de idade e 30 anos de contribuição, enquanto homens necessitam de 64 anos de idade e 35 anos de contribuição.
Regra dos pontos – A regra dos pontos soma o tempo de contribuição com a idade do contribuinte. Assim, a pontuação mínima para as mulheres fica em 92 pontos e para os homens, 102 pontos.
Para quem já estava no sistema antes de 2019, as regras de transição seguem até 2031, tornando indispensável o acompanhamento especializado.
Como simular – A simulação pode ser feita através do computador ou pelo celular. Pelo computador, basta entrar no site meu.inss.gov.br e digitar seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma. Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”. Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para aposentadoria, segundo cada uma das regras em vigor.
No celular, baixe o aplicativo Meu INSS. Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma. Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”. Cheque as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor. Caso precise corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita). O segurado pode salvar o documento com todos os dados das simulações. Basta clicar em “Baixar PDF”.
Por: Rafaela Scaramelo