Vitória dos ex-funcionários do Posto Caramuru Automotivo, em Ribeirão Preto, em São Paulo. O Sindicato da categoria garantiu pagamento dos trabalhadores, após encerramento das atividades no estabelecimento. Proprietários alegaram falência. Por isso, os funcionários não receberam as verbas rescisórias, FGTS, além do salário de outubro de 2024.
A entidade, representada pelos advogados Leonardo Correia e Amanda Grawer, ingressou com pedido de penhora de bens aos proprietários. A Justiça constatou uma empresa revendedora de veículos no nome dos proprietários e obrigou o pagamento dos ex-funcionários.
Cerca de 15 trabalhadores receberão as verbas rescisórias de direito. A soma fica em torno de de R$ 500,00 mil. A primeira parcela começou a ser paga nesta semana.
Vanildo Custódio, presidente do Sindicato, afirma: “É importante destacar o trabalho do nosso Jurídico ao garantir na Justiça a penhora de bens, mesmo no recesso de fim de ano”. E completa: “Aqui na região é comum que donos de postos se aproveitem da situação do trabalhador. Eles fecham a empresa, alegam falência, abrem outra atividade ou mudam de endereço. Lutamos, há tempos, pelo fim dessa malandragem referente ao pagamento dos ex-funcionários. O papel do Sindicato é ajudar os funcionários, levando informações sobre seus direitos e deveres dos proprietários”.
Jurídico – Atendimento gratuito. Departamento funciona das 9 às 16 horas, na sede, à rua Floriano Peixoto, 58, Centro, Ribeirão Preto. Outros dias: agendamento pelo telefone (16) 3611.1968. São Carlos e Araraquara, atendimento mediante agendamento.
Vanildo finaliza: “É importante essa ligação da categoria com Sindicato. Nosso Jurídico é especializado, conhece os trâmites legais, baseado na Convenção Coletiva, que assegura os direitos da categoria. Estamos à disposição dos trabalhadores. Procurem o Sindicato e denunciem abusos. Estamos aqui por vocês”.
FEDERAÇÃO – Eusébio Neto, presidente da Fenepospetro, elogia o sucesso em Ribeirão. Ele diz: “Mais uma vitória pra categoria. Mais direitos dos trabalhadores garantidos pelo Sindicato. É satisfatório ver os bons resultados da luta e do trabalho bem feitos pelos dirigentes frentistas”.
MAIS – Site do Sindicato de Ribeirão Preto.
Por Maria Menezes