Fechada a Convenção Coletiva de Trabalho do município do Rio de Janeiro. Data-base é 1º de março. Convenção é válida entre 2025 e 2027.
Trabalhadores conquistaram aumento salarial de 7,97% no Piso da categoria. Mesmo índice será aplicado sobre o Abono Salarial. Tíquete-alimentação terá reajuste de 12%.
Pagamento – Todas as cláusulas estão sendo renovadas neste ano. Diferenças no salário serão pagos em uma única parcela, na folha salarial de junho. Ou seja, até o quinto dia útil de julho. Diferenças relativas ao tíquete-alimentação serão pagas até 15 de julho.
Conquistas – O Sinpospetro-RJ conseguiu incluir na convenção coletiva a cláusula que cria a função de frentista caixa. O trabalhador que receber o pagamento dos clientes terá direito a um adicional de 3% no salário.
O texto da nova cláusula será elaborado pelos departamentos jurídicos dos dois Sindicatos. O adicional referente à função de frentista caixa será concedido ao trabalhador que atingir os critérios estabelecidos na cláusula.
Histórico – Foram quatro meses de negociação. O sindicato patronal ofereceu um aumento bem inferior à reivindicação do Sindicato, que manteve a proposta de reajuste real nos salários, no ticket alimentação e no abono salarial.
Comissão – O sindicato patronal submeterá os acordos negociados à aprovação em assembleia. Aprovada, os departamentos jurídicos das duas entidades se reunirão para elaborar uma nova convenção coletiva dos trabalhadores de postos de combustíveis. As cláusulas sociais terão validade de dois anos, sendo que ambos os Sindicatos devem negociar novamente as cláusulas econômicas dentro de um ano.
Tabela salarial – Sindicato distribuirá nos postos a tabela com novos valores diurnos e noturnos, bem como os valores das horas extras, Abono Salarial e Tíquete Alimentação.
Com informações da jornalista Estefania de Castro (MTb 21.605).