Um inaceitável caso de racismo aconteceu na noite de terça (5), no Posto Mantra (bairro Mossunguê, Curitiba). O cliente se recusou a ser atendido pela funcionária, que é negra, durante a compra de um lanche, o que tipifica crime de injúria racial.
Logo após ser acionado, o Sinpospetro Curitiba, por meio de seu departamento jurídico, adotou as medidas cabíveis. Foi registrado Boletim de Ocorrência no 9° Distrito Policial, no bairro Santa Quitéria.
O Sindicato presta assistência jurídica e psicológica para a trabalhadora agredida. A entidade também requisitou as imagens do posto de combustível para identificar o agressor.
Lairson Sena, presidente do Sindicato, pede às autoridades rapidez na investigação. Ele clama: “Basta de racismo! Queremos trabalhar e ganhar o pão nosso de cada dia em paz!”
Histórico – Este não é o primeiro caso de racismo em postos da região. Em outubro de 2023, Marcelo Francisco da Silva atacou um frentista com dizeres como “macaco”, “neguinho” e “nordestino dos infernos”. Pouco mais de um ano depois, Marcelo foi condenado a cinco anos de prisão e teve que pagar R$ 20 mil por danos morais à vítima.
MAIS – Site do Sinpospetro Curitiba.