O “Setembro Amarelo” é o mês dedicado à conscientização da prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Iniciativa procura fortalecer o diálogo e promover acolhimento às pessoas com problemas psicológicos.
A saúde mental influencia diretamente a vida de todos os trabalhadores. Quando abalado, o trabalhador se torna vulnerável à quadros de ansiedade, estresse e depressão. Doenças que afetam diretamente a disposição, motivação e emprenho dentro e fora do ambiente de trabalho.
Na categoria, a saúde mental do frentista é bandeira diária em todo País. Nossos Sindicatos lutam pelo o fim da jornada exaustiva, valorização do trabalho através da remuneração justa e correta e folgas para o descanso e lazer do trabalhador.
Serviços – Pensando no bem estar dos trabalhadores, Sindicatos da categoria em todo País oferecem atendimentos psicológicos realizados por profissionais qualificados. Serviços são oferecidos na sede dos Sindicatos ou em clinicas conveniadas, com preços acessíveis que possibilitam o acolhimento dos trabalhadores.
O Presidente da Fenepospetro, Eusébio Pinto Neto afirma: ‘’É preciso cuidar de quem cuida dos outros. O trabalhador frentista está na linha de frente do combate da sociedade, exposto a todo tipo de assédio. É é o primeiro a ser afetado ao lidar com diferentes desafios. A luta pela saúde física e mental é de todos nós.”
CVV – Além dos serviços psicológicos oferecidos pelos Sindicatos da categoria, o trabalhador, em momentos de angustia, pode procurar o Centro de Valorização da Vida. Serviço voluntário e gratuito, atua na prevenção ao suicídio, através do apoio emocional, sob sigilo total. Atendimento fica disponível 24 horas sem custo, pelo número 188.