Após diversas rodadas de negociação, o Sindicato da Bahia fechou a Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026. Acordo teve intermediação da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE-BA). Data-base da categoria é 1º de maio.
Frentistas conquistaram reajuste salarial de 7,3%. Auxílio-alimentação subiu para R$ 460,00 mensais. Demais cláusulas da Convenção foram mantidas.
Pagamento – Valores serão retroativos a maio. Deverão ser quitados de uma única vez, junto ao salário de setembro. Serão pagas as diferenças de salário e da ajuda-alimentação.
Histórico – Negociação foi difícil, visto que os patrões não apresentaram propostas compatíveis com as reivindicações dos trabalhadores. Na Superintendência Regional do Trabalho, mantiveram postura de desvalorização. Primeira proposta apresentada oferecia reajuste de 5,32% e retirada da ajuda-alimentação.
Convenção foi fechada após sete encontros, fruto da mobilização do SinposBA e dos trabalhadores do Estado.
Direitos sociais – Segundo Lucineide Sampaio, diretora de comunicação do Sindicato, “entre as cláusulas sociais, a principal reivindicação dos trabalhadores era o direito a no mínimo dois domingos de folga por mês e remuneração pelos demais domingos trabalhados, mas, infelizmente, o pedido não foi aceito pelos patrões”.
A dirigente reforça que a ausência de adicional pelos domingos trabalhados demonstra desvalorização por parte dos donos de postos, mas destaca que a Convenção resguarda e amplia direitos da categoria. “Seguiremos lutando pela recuperação de todos os direitos, incluindo o pagamento de domingos”, afirma.
Lucineide também ressalta a importância da participação dos frentistas e companheiros de lojas de conveniência para conquistar melhores condições de trabalho. “A participação dos trabalhadores é essencial para pressionarmos o patronato por avanços concretos e equidade para todos”, ela observa.
Federação – O presidente Eusébio Pinto Neto elogia a persistência da direção sindical: “O Sindicato enfrentou uma negociação difícil. Por isso, parabenizamos os companheiros pela garra em prol dos direitos da classe trabalhadora. Com luta e trabalho duro, alcançaremos a valorização da nossa categoria.”
Mais – Site do Sindicato da Bahia.