Líder da categoria frentista, Antônio Porcino Sobrinho foi fundador do Sindicato dos Frentistas de São Paulo (Sinpospetro-SP) e da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), entidades das quais foi também seu primeiro presidente.
Começou a trabalhar como frentista em meados da década de 1960, até tornar-se caixa e gerente do posto em 1975. Solidário com os colegas, sentiu necessidade de organizar os trabalhadores de postos de abastecimento e, em 1982, ingressou no Sindicato dos Minérios – ao qual os frentistas estavam vinculados na época – como delegado de base. Participou de muitas greves nas distribuidoras de gás, liderando vários movimentos em defesa dos frentistas.
Galgou vários cargos na diretoria do Sindicato, até tornar-se seu presidente em 1987. Em março de 1990, junto com outros companheiros de profissão, fundou o Sinpospetro-SP. Dois anos depois, fundou a Fenepospetro.
Bacharel em Direito, Juiz Classista aposentado do TRT2, jornalista e diretor executivo da Força Sindical de São Paulo, em 2000 Porcino foi também eleito prefeito de Itaporanga (SP), sua cidade natal, cargo que acumulou com suas atribuições sindicais. Faleceu no cargo de presidente da Fenepospetro em 2013, aos 62 anos de idade.