Foram aprovadas nas assembleias legislativas do Espírito Santo e de Pernambuco – e também em várias câmaras municipais Brasil afora – indicações legislativas para que os frentistas tenham prioridade na vacinação contra a covid-19. Há ainda uma série de projetos de lei em tramitação para priorizar os trabalhadores essenciais, como os frentistas, nas próximas fases do programa de imunização.
“Isso mostra que deputados e vereadores já perceberam a importância de vacinar primeiro os trabalhadores frentistas, que estão entre as categorias profissionais mais expostas e afetadas pelo coronavírus Sars Cov-2”, comenta o presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Eusébio Pinto Neto – também presidente do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ).
A decisão de priorizar os frentistas, porém, mesmo nas cidades e estados com indicações legislativas aprovadas, ainda depende da vontade política das prefeituras, governos estaduais e do Ministério da Saúde.
“É uma vitória para a nossa categoria! A indicação ao governador do estado da nossa categoria dos frentistas na lista de prioridades na vacinação da covid-19 é o primeiro passo. Com a aprovação do governador, nossos trabalhadores em postos de combustíveis, que desde o início desta pandemia vêm bravamente atendendo toda a sociedade, em breve serão vacinados”, acredita o presidente do Sindicatos dos Frentistas do Espírito Santo (Sinpospetro-RJ) e secretário-geral adjunto da Federação, Wellington Bezerra.
#VacinaJá #SomosEssenciais