Os municípios goianos de Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental, na região do Entorno do Distrito Federal, começam nessa terça-feira (29/6) a vacinar contra a covid-19 todos os trabalhadores em postos de combustível e lojas de conveniência, independentemente da idade. A estimativa é que os 1.600 trabalhadores da categoria nos três municípios estejam imunizados com a primeira dose da vacina.
“É uma conquista muito importante para a categoria. Somos trabalhadores essenciais e merecemos ser tratados como tal. Solicitamos a listagem de todos os funcionários às empresas para garantir que todos sejam imunizados”, comemora e informa o presidente do Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal, Carlinhos do Mangão.
Mortes entre frentistas aumentaram mais de 60% – Os trabalhadores essenciais foram os que registraram maiores aumentos no número de mortes, na comparação entre o início do ano passado. Com base em informações nacionais do Ministério da Economia, confirmadas pela Fenepospetro junto a fontes no Dieese e na Fiocruz, dentre os trabalhadores formais que não puderam ficar em casa em nenhum momento da pandemia, as mortes entre frentistas são as que tiveram o maior salto: 68%. Entre os caixas de supermercado a variação foi de 67% e entre os motoristas de ônibus houve 62% de mortes a mais.