Vitória dos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do Estado do Acre! Após dura negociação com os patrões, que passou pela Justiça do Trabalho, a Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) finalmente garantiu aumento de 9% nos salários e demais cláusulas econômicas na convenção coletiva de trabalho (CCT) da categoria. Todos os demais direitos da CCT passada foram mantidos.
O percentual de reajuste é válido para o segundo semestre desse ano, a partir da folha salarial de julho, que é paga até o quinto dia útil de agosto. Em relação ao primeiro semestre, desde a data base no dia 1º de janeiro, as empresas deverão pagar reajuste retroativo de 3%, em até seis parcelas, devendo a última parcela ser paga até o quinto dia útil de dezembro deste ano. Havendo reajuste do salário mínimo nacional durante a vigência da CCT, os salários serão automaticamente reajustados no mesmo percentual, sem prejuízo para a presente negociação.
“Quero agradecer em nome de todos os frentistas do Acre à Fenepospetro, cuja participação foi fundamental para garantirmos esse aumento no total de 9%, com o pagamento do retroativo de janeiro até agora. Houve muitas tentativas de negociação até chegarmos a essa vitória. Estamos muito agradecidos ao presidente Eusébio (Pinto), ao secretário Wellington (Bezerra) e à Dra. Pryscila (Costa) do Departamento Jurídico da Fenepospetro pelo apoio”, comemorou o presidente do Sindicato dos Frentistas do Acre, Plínio Calixto. Apesar de atuante e representativa, por ainda não ter obtido o registro sindical, a entidade é juridicamente representada pela Federação nas negociações coletivas e também diante da Justiça do Trabalho.