A eleição sindical dos Frentistas de Guarulhos e Região terminou na última quinta (17). O pleito teve como concorrente uma única chapa, encabeçada pela atual presidenta Telma Maria Cardia. E a diretoria definiu como ação prioritária a manutenção dos empregos da categoria, ameaçada pela possível implementação do serviço de selfie-service nas bombas de combustíveis.
“Somos totalmente contra o selfie-service, vamos lutar para manter o emprego dos frentistas. Essa é uma batalha da classe, em todo o País”, declara Telma, reeleita até 2026. A dirigente vai para o terceiro mandato na liderança dos Frentistas de Guarulhos.
Participação – A eleição sindical, que garantiu 99,16% dos votos na Chapa 1, teve participação massiva dos trabalhadores. Telma comemora: “Isso quer dizer que nosso trabalho esta sendo reconhecido. Diariamente, estamos na base dialogando com os empregados em postos, ouvimos suas reivindicações, tocamos as pautas, cobramos do setor patronal. Isso foi refletido na eleição”.
A presidenta lembrou a importância do voto e a defesa da democracia, essenciais para uma disputa eleitoral. “Durante os mais de 20 anos de ditadura militar, muitos perderam a vida lutando para que pudéssemos ter a garantia de eleger aqueles que vão nos representar, seja na entidade de classe ou na política partidária. Por isso, devemos participar dos processos eleitorais e garantir que a democracia se faça presente”, ressalta Telma Cardia.
Apoio – O presidente da Federação Nacional (Fenepospetro), Eusébio Pinto Neto, parabenizou a reeleição de Telma Cardia. “Essa companheira tem a confiança da base, por isso seu trabalho à frente do Sindicato de Guarulhos é tão valorizado”, avalia.
Pauta – Com data-base em 1º de março, o Sindicato está em negociação para conseguir reajuste nos salários e benefícios da categoria, além de manter os direitos conquistados. Os Frentistas pedem aumento no salário e no vale-refeição, com base no índice da inflação, mais 5% de perdas salariais.
“Queremos também que seja mantido o 1% de desconto do vale-transporte, que o vale-refeição continue gratuito, sem descontos e, principalmente, que seja proibida a terceirização de funcionários nos postos de gasolina”, esclarece Telma Cardia.
MAIS – Acesse o site do Sinpospetro Guarulhos.