Semana importante para os frentistas de três Estados. Teremos rodadas de negociação salarial em Rondônia, São Paulo e Minas Gerais nos próximos dias.
A primeira será terça (5), em Rondônia. É a quarta rodada de negociação no estado, cuja data-base é 1º de janeiro. “Estamos buscando reajuste pelo INPC cheio, mas os patrões propuseram 9%. Acredito que esta semana eles melhorem e possamos fechar o acordo”, conta Ageu Soares Pereira, presidente do Sindicato de Porto Velho.
No dia seguinte (6), acontece a quarta reunião dos Sindicatos de São Paulo. A data-base é 1º de março. “Teve uma alteração importante que pode mudar o rumo das negociações, que foi a troca do presidente do patronal de Campinas. Até agora não consideramos que teve uma proposta, já que ofereceram só metade do INPC”, explica Luiz Arraes, presidente da Fepospetro-SP, que coordena as negociações.
Os Sindicatos paulistas pleiteiam reajuste de 100% do INPC do período mais 5% de aumento real, além do aumento no tíquete-refeição: dos atuais R$ 21,00 para R$ 27,00.
Na quinta (7), acontece negociação em Minas Gerais. Já é a décima reunião em MG, onde a data-base é 1º de novembro. “Já estamos com mais de cinco meses de atraso. Um absurdo. Todo ano temos dificuldade em negociar com o patronal, mas vamos pra essa reunião com expectativa de, finalmente, fechar o acordo”, afirma Possidônio Valença de Oliveira, presidente do Sindicato dos Frentistas de Belo Horizonte e Região.
Além do Sindicato da Capital mineira, participam das negociações as outras quatro entidades locais (Juiz de Fora, Pato de Minas, Poços de Calda e Uberaba). Possidônio revela: “O INPC no período foi de 11,08%, e pedimos 12%. A última proposta do patronal foi de 9%”.