Em ano eleitoral, as entidades buscam ocupar posições no debate nacional. Isso faz parte do processo democrático e fortalece as entidades representativas da sociedade.
As direções sindicais dos Frentistas participam desses eventos. O presidente da Fenepospetro, Eusébio Luis Pinto Neto, que esteve no encontro com Lula em São Paulo, quinta, observa: “É nosso dever defender os direitos trabalhistas e conquistas democráticas”.
Ações:
Dia 7 de abril, as nove Centrais realizaram a terceira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Conclat, que produziu uma acertada Pauta Unitária da Classe Trabalhadora.
Essa Pauta agrega propostas pró-crescimento da economia, do emprego e da renda. Mas também cobra medidas emergenciais, como o combate à inflação, principalmente a alta nos alimentos e no gás de cozinha.
Dias 11 e 12 de abril, as Centrais fizeram maratona de ações no Congresso Nacional e junto ao Tribunal Superior do Trabalho. Elas irão ainda ao STF.
A ideia é fortalecer a Agenda Legislativa do sindicalismo, a nossa Agenda Judiciária e, especialmente, massificar a Pauta aprovada na Conclat.
Dia 14, o sindicalismo se reuniu com o ex-presidente Lula, na Casa de Portugal, SP. A Pauta Sindical deu o tom do encontro. Foi um evento forte, resultado da Conclat do dia 7.
Luiz Arraes, presidente da Fepospetro-SP, comenta: “Foi um encontro de muito peso e representatividade. O debate das questões sindicais faz bem ao regime democrático”.
Metas – O movimento vai massificar a Pauta junto às categorias profissionais e à sociedade. Outra tarefa urgente é combater a carestia, com atos e protestos por todo o País.
Outro desafio é fazer um belo ato no 1º de Maio. Será em São Paulo e visa reafirmar a unidade, reforçar a Pauta e chamar atenção das autoridades para o grave problema da carestia.
O sindicalismo quer chegar às eleições na ofensiva, dialogando com as candidaturas do campo democrático e na linha de frente das campanhas alinhadas à Pauta da Classe Trabalhadora.
MAIS – Acesso os sites das Centrais Sindicais e da Agência Sindical.