Nesta terça (12), diretores do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro começaram a distribuir pela base um boletim informativo com os novos valores de salários que devem ser pagos aos cerca de 10 mil trabalhadores das 36 cidades das regiões Sul Fluminense, Costa Verde e Baixada Fluminense, beneficiados pelo acordo firmado entre a entidade e o patronal pra data-base de junho de 2022.
Dentre os municípios visitados estão Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty, Resende, Floriano, Quatis, Penedo e Itatiaia. Os municípios da Baixada Fluminense começam a receber o informativo ainda nesta semana.
Acordo – O Sinpospetro-RJ firmou acordo de reajuste de 11,90% nos salários, referente à inflação no período entre junho de 2021 e maio de 2022, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Além desse reajuste, os frentistas do Rio também terão 1% a mais nos salários a partir de 1º de janeiro de 2023. O tíquete alimentação teve aumento real, com reajuste de 22,47%, chegando a R$ 225,00 por mês. Os novos salários são retroativos a 1º de junho serão pagos em duas parcelas. A primeira, em julho, e a segunda, a partir de agosto.
Abono – Além do aumento no tíquete e reajuste salarial, os trabalhadores também conquistaram aumento no Abono, que chegou a R$ 659,54. Este deverá ser pago em duas parcelas, setembro e novembro.
Presidente – Para Eusébio Luis Pinto Neto, presidente do Sindicato do Rio e da nossa Federação, os trabalhadores devem comemorar essa conquista, mas é preciso manter-se unido e mobilizado.
“Esse é um ano importante. Precisamos eleger quem valoriza salários e reduz desigualdades sociais para o comando do País. Há mais de seis anos a classe operária luta contra a barbárie e a retirada de direitos. O Sinpospetro e a diretoria lutam pelo emprego e valorização da profissão de frentista”, conclui Eusébio.
MAIS – Acesse o site do Sinpospetro-RJ.