O Sindicato dos Frentistas no Pará (Sinpospetro-PA) tem realizado diversas visitas aos trabalhadores da base, que abrange 71 municípios. O principal objetivo é verificar se a Convenção Coletiva tem sido respeitada.
Helni Damasceno Sarmento, presidente do Sindicato e dirigente da Fenepospetro-PA, conta que a principal irregularidade é o não pagamento do vale alimentação. O dirigente explica que o pagamento havia sido suspenso, mas foi retomado em 2021. “Conseguimos reconquistar esse direito duramente atacado pelo patronal”, informa o dirigente. Atualmente, o valor é R$ 11,90 por dia trabalho.
Além de fiscalizar as condições de trabalho, Helni conta que as visitas fazem parte de um trabalho constante que visa dialogar com os frentistas e orientar sobre direitos e serviços oferecidos pela entidade sindical.
“Estamos fazendo um trabalho de reestruturação para oferecer o melhor para a categoria e queremos levar tudo isso para a base, mostrando a importância da atuação sindical na vida do trabalhador”, diz o dirigente.
Sede – Parte do projeto do Sinpospetro é a reinauguração de sede própria em Castanhal, que deve acontecer ainda em 2023. “Fomos muito prejudicados pela pandemia da Covid-19. Mas conseguimos retomar nosso trabalho e em breve teremos nossa sede e muitas parcerias a oferecer ao trabalhador da categoria”, garante Helni.
Confira algumas fotos: