Os frentistas da Bahia fazem ações nos postos desde 28 de agosto, quando adotaram o estado de greve.
Nesta segunda (4), a mobilização do Sindicato (SINPOSBA) completou uma semana com atividades em bases da capital, Salvador, onde os companheiros cruzaram os braços a fim de pressionar o patronal.
A categoria cobra Convenção Coletiva de Trabalho que garanta seus direitos, reajuste salarial acima da inflação, e remuneração justa dos domingos e feriados trabalhados.
Também na segunda, os trabalhadores interromperam o serviço em duas bases: uma na Avenida Pinto de Aguiar e outra na Orla de Salvador. Nesses locais, o Sindicato fez intervenção com bandeiras, faixas e discursos.
Domingos – A reivindicação é que os patrões aceitem pagar adicional no auxílio-alimentação, por domingo trabalhado, no valor de R$ 35,00.
Essa cláusula é novidade na Convenção e traria um ganho a mais para quem se sacrifica neste dia. Hoje, existe somente a folga como compensação.
Presidente do SINPOSBA, Antonio José do Santos, avalia as ações: “A participação da base está excelente. Os trabalhadores entendem os atos e querem domingo bem pago”.
Na semana anterior, outros locais de trabalho foram paralisados pela entidade. No dia 28, o atendimento parou num posto na Avenida Tancredo Neves e outro na Avenida Antonio Carlos Magalhães.
Estes dois postos são responsáveis por abastecer veículos de órgãos públicos da cidade, o que aumenta a visibilidade da ação sindical. Outros atos se repetiram nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.
Reunião – O patronal chamou para conversar nesta quarta (6). Está marcada reunião para às 11 horas, quando o SINPOSBA tentará destravar a Convenção.
Segundo Antonio a mobilização não para e o Sindicato estará de prontidão, durante a reunião. Ele explica: “Se o outro lado não ceder, já sabemos qual posto vai parar, no próprio bairro do sindicato patronal.”
Categoria tem data-base em 1º de maio. São cerca de 14 mil trabalhadores representados pelo Sindicato em todo o Estado da Bahia.
MAIS – Acesse o site do SINPOSBA.