Em reunião na terça (3), Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da FENEPOSPETRO e SINPOSPETRO-RJ pediu à equipe do Sindicato que priorize ações dentro da iniciativa Outubro Rosa. O período é dedicado a prevenir e combater o câncer de mama nas mulheres.
A conversa planejou atividades para o mês e também balanço das atividades desenvolvidas pela entidade nos últimos meses.
Diz Eusébio: “A Constituição garante o direito à saúde e as mulheres são responsáveis por gerar vida. Elas devem ser tratadas com todo o cuidado e atenção.”.
Ele lembrou que frentistas representam 30% da mão de obra da categoria no Estado. E, na visão dele, o sindicalismo tem por objetivo defender os trabalhadores e os direitos sociais dos mais vulneráveis.
Ações – Para conscientizar e orientar as trabalhadoras, o sindicato irá distribuir um folheto com informações sobre a doença nos postos de combustíveis, na sede e na subsede da entidade.
O sindicato está oferecendo gratuitamente, para as frentistas e empregadas de lojas de conveniência exames na rede de clínicas parceira do sindicato, para aquelas com mais de 45 anos ou com histórico familiar de câncer de mama.
As vagas são limitadas e as trabalhadoras interessadas devem enviar seus dados para o WhatsApp (21) 97020.9099 da Secretaria-geral do Sindicato.
O SINPOSPETRO também realizará uma palestra no dia 20 de outubro, na sede em Vila Isabel, para esclarecer dúvidas sobre os direitos trabalhistas das mulheres com câncer.
Base – No encontro, os funcionários apresentaram um resumo dos trabalhos realizados nos últimos meses. A visita aos postos de combustíveis e o encerramento das negociações salariais do município do Rio de Janeiro e do estado foram temas debatidos.
Eusébio alertou que o movimento sindical ainda tem muitas batalhas para enfrentar, diante de um Congresso retrógrado e reacionário, que tem como pauta projetos que retiram direitos dos trabalhadores.
“O objetivo é enfraquecer o movimento sindical. O sindicalismo promove a revolução social, que é o fundamento da igualdade de direitos”, concluiu.
LEIA TAMBÉM – Outubro Rosa: ações preventivas fazem a diferença.
MAIS – Acesse o site do SINPOSPETRO-RJ.