Acontece nesta terça-feira (12), em nove estados do País, a manifestação de trabalhadores, com apoio de centrais sindicais, pela redução dos juros. Na data, o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central realiza a última reunião do ano para definir mudanças na Selic. O ato começa ás 10 horas. Em São Paulo, na avenida Paulista 1.804, Bela Vista.
Movimento – Começou em fevereiro o movimento #jurosbaixojá. A Selic, na época, se mantinha em 13,75% desde 2022. A Central Única dos Trabalhadores iniciou campanhas para informar a população o que era estava sendo impactado. “Com materiais didáticos, vídeos com explicações, informamos a população o que significava: crédito mais caro para famílias e empresas, travando o crescimento do país e aumentando o endividamento de todos nós”, disse Walcir Privatale, secretário de Assuntos Econômicos da Confrat-CUT.
Histórico – Em agosto o Copom deu inicio a redução da Selic. Diminuindo 0,50% a cada rodada do encontro, que ocorre a cada dois anos. Em outubro, na última reunião do comitê, alcançou 12,25%, menor desde março de 2022.
Manifestação – Entre às 11 e 12 horas, nas redes sociais, trabalhadores e Sindicatos usarão as redes sociais para subir a hastag #jurosbaixosjá, com marcação do Banco Central nas publicações.
Concentrações:
– São Paulo (SP): Av. Paulista, 1.804 – Bela Vista.
– Brasília (DF): Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede. Brasília;
– Belém (PA): Boulevard Castilhos França, 708 – Campina;
– Belo Horizonte (MG): Av. Álvares Cabral, 1.605 – Santo Agostinho;
– Curitiba (PR): Av. Cândido de Abreu, 344 – Centro Cívico;
– Fortaleza (CE): Av. Heráclito Graça, 273 – Centro;
– Porto Alegre (RS): Rua 7 de Setembro, 586 – Centro;
– Rio de Janeiro (RJ): Av. Presidente Vargas, 730 – Centro;
– Salvador (BA): 1ª Avenida, 160 – Centro Administrativo da Bahia (CAB);
MAIS – Site da Cut.