Diversas regiões do Brasil realizaram atos no 1º de Maio em homenagem ao Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira. Dirigentes da categoria marcaram presença por todo País. Nosso presidente Eusébio Luis Pinto Neto e diretoria do Sinpospetro-RJ participaram do evento no Parque Madureira, Rio de Janeiro.
A Prefeitura do Rio de Janeiro homenageou a classe trabalhadora, entregando 70 placas. Nossa categoria foi contemplada. O companheiro Alexsandro Santos, presidente do Sindicato de Niterói e Região, representou a categoria, recebendo a homenagem.
No Espírito Santo, participou Wellington Bezerra, presidente do Sindicato do Estado. Ato foi realizado na Praça de Portal do Príncipe, em Vitória, Capital.
Bahia – Antonio José dos Santos, presidente do Sinposba, e diretores da entidade estiveram no Farol da Barra, em Salvador, onde aconteceu o ato de 1º de Maio. Enquanto Luciene Sampaio, secretária de formação e comunicação, participou da corrida de rua com percurso Farol – Ondina – Farol.
Pauta – Este 1º de Maio reafirmou a pauta de unitária de reivindicações, que tem sido defendida pelas Centrais Sindicais. Entre os itens principais estão Emprego decente; Correção da Tabela do Imposto de Renda sobre salários; Valorização da Aposentadoria; Menos Juros; Fortalecimento do Serviço Público; e Igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função.
São Paulo – Telma Cardia, presidente do Sindicato de Guarulhos, esteve no 1º de Maio junto à Arena Neo Química (estádio do Corinthians). Ela discutsou no ato, que teve participação do presidente Lula. Ele assinou a Lei 81/2024, que isenta do imposto de renda quem recebe até dois salários mínimos (R$ 2.840,00). Lula garantiu que até o fim do mandado a isenção chegará a R$ 5 mil.
Significado – Presidente Eusébio Luis Pinto Neto, da Fenepospetro, afirma: “O 1º de Maio é histórico para os trabalhadores. Os atos não são apenas comemorações, mas protestos contra situações precárias no mundo do trabalho. Parabenizo os companheiros que representaram os frentistas em todos esses atos. A luta dos trabalhadores nos unifica e mobiliza”.
Para Eusébio, o atual governo amplia as chances de mais conquistas trabalhistas. Ele diz: “A queda no desemprego, a valorização do salário mínimo e o aumento da renda salarial média são importantes avanços, que chegaram graças à mudança de governo e ao presidente Lula”.
MAIS – Sites das Centrais e Agência Sindical.