Começou nesta quinta (20) a negociação salarial do Sinpospetro-RJ. Base abrange oito mil trabalhadores nas regiões da Baixada Fluminense, Costa Verde e Sul do Estado do Rio.
Sindicato pleiteia aumento real nos salários, no vale-alimentação e no abono salarial. A Comissão de Negociação reivindica, ainda, a criação da função Caixa. Objetivo é funcionários que recebem o pagamento do cliente tenham direito a adicional mensal de 50% da sua remuneração devido à atividade exercida.
Neste ano, uma das principais reivindicações é por assistência médica ambulatorial. O Sindicato pleiteia que as empresas concedam aos funcionários e familiares plano médico ambulatorial gratuito.
Contraproposta – O Sindestado (patronal) propôs aumento de 6,6% no vale-alimentação. Os patrões ofereceram reajuste de 3% no Piso da categoria, assim como no abono. Mas esse índice é inferior à inflação acumulada no período de junho de 2023 a maio de 2024.
Nova rodada de negociação está agendada para 10 de julho.
O presidente da Federação e do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, chama à mobilização da categoria. Ele afirma: “Precisamos que todos os trabalhadores estejam engajados e mobilizados. Juntos, podemos cobrar e conquistar não só maiores salários como também melhorar as condições de trabalho”.
MAIS – Site do Sinpospetro-RJ.
Com informações da jornalista Estefania de Castro (MTb 21.605).