Semanas atrás, a categoria fechou a Convenção Coletiva para o Estado do Acre, com ganhos reais aos trabalhadores. Sindicatos regionais também têm conseguido ganhos e avanços nos direitos em suas negociações coletivas.
Nosso presidente, Eusébio Luís Pinto Neto, acompanha de perto e elogia a capacidade de negociação das direções. Ele também vê a base trabalhadora mais engajada nas campanhas.
Sobre o recém-firmado acordo em todo o Estado de SP, ele afirma: “Esse acordo tem grande valia ao conjunto da categoria no Brasil, porque São Paulo é onde a categoria é mais organizada, tendo em vista até a história de nossa organização nos anos 90”.
Ele prossegue: “O Estado conta com uma Federação, presidida pelo companheiro Luiz Arraes, com 18 Sindicatos. A Federação negocia pelo coletivo, o que dá mais força à nossa bancada. São Paulo tem uma das melhores Convenções do Brasil, na categoria e em todo o movimento sindical, porque ela foi construída com muita luta. Fizemos greves e conseguimos construir uma bela Convenção, que vem sendo mantida graças à unidade dos trabalhadores do Estado. Tudo isso culmina nessa negociação vitoriosa”.
Política – Para Eusébio, o fato de termos um governo federal progressista ajuda a conquistar mais. Ele diz: “Os avanços são também fruto do momento político que vivemos, com a economia em crescimento. Cresce a economia, aumenta a demanda, melhora a renda, surgem empregos, o PIB aumenta e algumas medidas do governo beneficiam o trabalhador, como é o caso da redução do imposto sobre salários, do empréstimo consignado, além de investimento em áreas estratégicas ao País. Isso tudo gera avanços, o País cresce e os trabalhadores têm mais condições de se organizar e reivindicar”.
Eusébio conclui: “A Federação Nacional está a postos pra apoiar as campanhas salariais, defender o emprego e buscar mais ganhos pra nossa categoria”.
MAIS – Site da Fepospetro-SP e telefone da entidade – (11) 3831.6201.