Sindicatos da categoria de Santa Catarina se reuniram nesta quarta (7) com o objetivo de estabelecer estratégias comuns de negociação para as Convenções Coletivas de Trabalho. Estiveram presentes as entidades de Joinville, Florianópolis, Lages, Brusque, Chapecó e Criciúma.
Quatro dos seis Sindicatos de Santa Catarina negociam em conjunto com o Patronal, com data-base em 1º de novembro. Esses entregaram aos empregadores, ainda nesta quarta, ofício informando que solicitarão a negociação coletiva em conjunto.
Wellington Bezerra, secretário-geral da Fenepospetro, representou a Federação nas Reunião de Unificação. Ele afirma: “Atualmente é realizada uma reunião de negociação com cada Sindicato, separadamente, e isso enfraquece o movimento em Santa Catarina. A reunião de hoje foi importantíssima. Houve um espírito muito positivo de unidade entre os Sindicatos e essa união nos levará à mesa de negociação com mais força, resultando no alcance de novas conquistas para a categoria”.
A partir de agora os Sindicatos convocarão assembleias em suas bases de maneira coordenada, para definirem suas reivindicações unificadas, e protocolar, em conjunto, a Pauta Única. Atualmente, o Estado conta com muitas Convenções Coletivas. Wellington ressalta: “Existem muitas divergências entre uma Convenção e outra. Os dirigentes terão que ser flexíveis pra alcançar o bem comum da categoria e acabar com a desigualdade hoje vigente”.
Próximos passos – Os Sindicatos pré-agendaram reunião para aprovação da Pauta Unitária para julho. Mais informações serão divulgadas em breve.
MAIS – Site dos Sindicatos de Santa Catarina.